Seguidores

sábado, 10 de abril de 2010

Dia da Espiga

Aproxima-se o dia da espiga e, ninguém conhece o mito.
Hoje vendem-se as espigas murchas a nem sei quantos euros, nas estações de Metro, de autocarro e centros de predadores de nostalgias. Talvez não seja possível lembrar-me exactamente deste dia. Mas está marcado "Quinta-feira de Espiga" era um dia lindíssimo porque cheirava a herbários, herbários secos e erbários húmidos. Alguém protector da minha família pôs-me um lenço na cabeça por causa do vento e do descampado, espaço aberto, ilimitado do meu campo de papoilas na cidade.Havia uma outra pessoa que ía sempre connosco. Era a Cilinha que também cheirava a campo e a lençóis lavados; uma pessoa só, e com cara de submissão. Ficava sempre contente por ela ir connosco, porque pelo menos nesse dia ela dever-se-ía sentir um pouco mais liberta ao ar e ao vento.Nesse dia também jantava connosco; um ritual quase efémero, mas de uma grande alegria para mim. Quase um segredo de contentamento. Ela partiu há muitos anos para o Brasil e nunca mais soubémos dela; era demasiado discreta,incógnita,anónima,sem amores, nem encantos. Olhos muito ao fundo das lentes, coisas que sempre me causaram fascínio e curiosidade, porque nessa altura, se assim acontecia poderia ser devido ao facto da sua "inteligência bibliotecária". E infelizmente nada disso se tratava, nem trata ainda hoje. Quem me dera saber da Cilinha e ir à espiga com ela este ano. Só que não sabia bem aonde?

1 comentário:

magda disse...

Quando é este ano a 5ª feira da espiga? Vamos a ela?